A Associação de Arte e Cultura de Londrina - CORRE surgiu em 2018 onde a Maestrina e Educadora Musical Rose Andréia Castanho movida pelo desejo de ver a transformação dessas comunidades em extrema vulnerabilidade sociocultural na cidade de Londrina, começou assim a ministrar juntamente com o filho e amigos, oficinas formativas de música e musicalização infantil totalmente gratuitas e de forma voluntária no Conjunto União da Vitória. A equipe trabalhou por três anos como Coletivo Projeto Cultural CORRE, onde os objetivos vão muito além de assistencialismo ou cultura, mas sim de transformação de valores de uma sociedade, diminuição da ociosidade, criminalidade e uso de drogas, usando como ferramenta a educação musical inclusive com o objetivo de profissionalizar estes jovens na área cultural em um futuro bem próximo.
A sua diretoria tem como formação de jovens entre 21 e 35 anos e dentre os professores atuantes nas oficinas temos 3 jovens que iniciaram sua formação musical em projetos socioculturais da cidade de Londrina, e hoje atuam profissionalmente com o objetivo de que a mesma transformação que obtiveram em suas vidas possam ser oferecidas a outras crianças e adolescentes.
No início a perspectiva era trabalharmos com 85 crianças, mas logo a necessidade e procura da família pelo projeto era imensa ocasionando uma lista de espera de aproximadamente de 100 alunos.
A valorização que os pais, alunos, diretores e professores das escolas deram à proposta foi surpreendente e tivemos que ampliar o número de vagas.
Em 2019 atendemos 353 alunos; em 2020 foram 424 alunos e em 2021 com todas as dificuldades da Pandemia, foram 184 alunos de forma online, em 2022 foram atendidos 435 alunos, e em 2023, 330.
De 2018 a 2023 foram atendidos com todos os projetos ( festas, exposições , apresentações e oficinas formativas) coordenados pela Associação CORRE um total de 23.620 pessoas.
Sabemos das nossas dificuldades, mas trabalhamos e nos doamos de forma intensa para alcançarmos os nossos objetivos de vida, e para as atividades formativas, lúdicas e culturais necessitamos de apoiadores por meio patrocínios ou doações de instrumentos musicais tais como violão, viola, violino, violoncelo, teclados, jogos didáticos e instrumentos para musicalização infantil.
Em 2024 os desafios são muitos, mas estamos expandindo, onde atenderemos em todos as ações um público previsto em 33.942 pessoas.